A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou na quinta-feira, 09/02, em Fortaleza, a 1ª Oficina Regional de Produtos, do Comitê Permanente de Regulação dos Produtos. Participaram do encontro representantes de 30 operadoras do Norte e Nordeste, além de especialistas da ANS e da diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Santa Cruz Coelho.

“Foi uma oficina bastante participativa, um momento de troca com as operadoras. Discutimos questões operacionais e também as relativas à regulação de produtos. O mesmo se repetirá nas três outras oficinas programadas, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro”, explicou Karla Coelho.

As oficinas abordam três principais temas: monitoramento do georreferenciamento (divulgação das redes assistenciais nos portais das operadoras por meio de imagens ou mapas que indiquem a localização espacial geográfica dinâmica de cada prestador de serviço de saúde); cancelamento a pedido do beneficiário do contrato de plano de saúde individual/familiar, e exclusão de beneficiário de contrato coletivo empresarial ou por adesão (Resolução Normativa nº 412/2016, que entra em vigor em 10/05); e o novo aplicativo para envio do pedido de reajuste individual, que entra em vigor em 01/03.

Os demais encontros acontecerão nos dias 15/02 (São Paulo), 17/02 (Curitiba) e 21/02 (Rio de Janeiro). Operadoras de planos de saúde e administradoras de benefícios de Curitiba interessadas em participar devem fazer inscrição pelo e-mail eventos@ans.gov.br. Devido à grande procura, as oficinas de São Paulo e do Rio de Janeiro já estão com inscrições encerradas.