A programação do 3º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar – organizado pela Federação Nacional da Saúde Suplementar (FenaSaúde), no próximo dia 23/04 (terça-feira), em São Paulo – tem por objetivo promover amplo debate em torno de um dos temas mais pertinentes para o setor no momento – a Atenção Primária à Saúde (APS). Vale destacar que a APS é um modelo eficiente na prevenção de doenças e promoção à saúde, melhorando consequentemente o bem-estar dos beneficiários de planos de saúde e, em paralelo, ainda contribui para a redução de custos ao longo da cadeia do setor. Um exemplo é a diminuição nas idas consideradas desnecessárias ao pronto-socorro. Confira a programação. As vagas são limitadas.

Com direito a mesa-redonda para o debate entre jornalistas, assessores de Comunicação e executivos das operadoras, o 3º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar reunirá representantes da Saúde Suplementar que abordarão os vários aspectos que norteiam a APS dentro do contexto da Saúde Suplementar no Brasil. Na abertura do evento, o presidente da FenaSaúde, João Alceu Amoroso Lima, traçará um panorama da atual conjuntura do setor e discorrerá sobre a implantação desse modelo assistencial focado na prevenção. “A adoção e fortalecimento da Atenção Primária à Saúde é uma das bandeiras da FenaSaúde. Já está comprovado que esse modelo promove a queda de 20% nas internações e de 30% na frequência de consultas, sem que haja prejuízo para o atendimento de qualidade aos consumidores de planos de saúde. Pelo contrário, um médico de família ou generalista terá todo o histórico do paciente e o conduzirá dentro do sistema, evitando que fique ‘perdido’, indo a vários especialistas e sem cuidar de fato da sua saúde”, assinala João Alceu.

O 3º Encontro de Comunicação da Saúde Suplementar será dividido em cinco painéis e plenárias. O professor da disciplina de Clínica Geral e Propedêutica da Universidade de São Paulo (USP) Gustavo Gusso mostrará a “Jornada do paciente sem e com APS na Saúde Suplementar”. Na sequência, Rodrigo Aguiar, diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional da Saúde Suplementar, abordará a “Atenção Primária na Visão da ANS”, e José Cechin, diretor executivo da FenaSaúde, palestrará sobre “A jornada do paciente com atenção primária à saúde nas operadoras de planos e seus resultados práticos”.

Já o painel “Direito do Consumidor e APS”, será divido entre os palestrantes Ricardo Morishita, professor de Direito do Consumidor e presidente do Instituto Brasiliense de Direito Púbico (IDP Pesquisas), e Juliana Pereira, diretora executiva de Clientes da Qualicorp e ex-secretária da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Morishita abordará “Atenção Primária à Saúde – conhecimento e informação para o consumidor decidir”, enquanto Juliana falará sobre “Atenção Primária na Saúde Suplementar – o desafio de construir a confiança do consumidor”.

Vale destacar que ambos têm vasta experiência na área de defesa do consumidor – Juliana, com mais de 20 anos de vivência na área, foi responsável pela adoção do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor e pela criação do portal Consumidor.gov.br, enquanto Morishita trabalhou por 15 anos no Procon-SP.

O encerramento do evento será conduzido por Sandro Leal, superintendente de Regulação da Federação, que apresentará uma conclusão dos debates. Durante o evento, Fernando Pesciotta, diretor da CDN Comunicação Corporativa, fará uma breve apresentação do interesse da imprensa em torno do assunto Atenção Primária à Saúde, por meio das matérias publicadas em vários tipos de mídia, em 2018.