A presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, está entre os debatedores do 3º Fórum ‘A Saúde do Brasil’, realizado pelo jornal Folha de São Paulo. O encontro de dois dias- nesta terça-feira, 14, e quarta-feira, 15- reunirá representantes de várias áreas da cadeia de saúde para discutir a sustentabilidade de uma área estratégica e com recursos finitos. É fato que o governo tem capacidade cada vez menor de financiar saúde universal, sobretudo em um quadro de grave crise econômica, e os pacientes têm dificuldades de pagar contas de planos de saúde. Solange participa do painel sobre “A Judicialização da Saúde”, ainda nesta quarta-feira.

As discussões terão como tema central “A Saúde em Tempo de Recessão”. A inflação do setor de saúde, por exemplo, registrou quase o dobro da taxa geral medida pelo IPCA, e o número de usuários de planos de saúde diminuiu em 1,4 milhão de pessoas entre março de 2015 e o mesmo mês deste ano.

Além do modelo econômico do SUS e sua viabilidade, serão debatidos aspectos como as finanças do setor de Saúde Suplementar e dos hospitais particulares, a importância da prevenção e da atenção primária na redução de custos e a possibilidade de novos modelos de assistência médica.

Para mais detalhes sobre a programação, acesse o site folha.com/saudeecrise