Em comunicado ao mercado no dia 23/08, a seguradora SulAmérica informou que vendeu por 3 bilhões de reais sua operação no setor de automóveis e ramos elementares (cobertura para roubos, imóveis, incêndio) para a concorrente Allianz Seguros.

Segundo a SulAmérica, a venda insere-se no posicionamento estratégico de concentração dos esforços nos segmentos de saúde, odontologia, vida e previdência, que representaram 85% de seu faturamento no primeiro semestre de 2019. Segundo Gabriel Portela, presidente da companhia, o grande ponto da transação é a criação “de sinergia para esse tipos de negócios”, disse ele a VEJA.

A conclusão da venda está condicionada a aprovação prévia dos órgãos reguladores e anticoncorrenciais competentes, como o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), o que pode levar cerca de doze meses.

De acordo com Portela, o interesse inicial partiu da Allianz. “Nossa vida estava normal. Seguindo nosso fluxo de crescimento. Quando apareceu o interesse da Allianz. E não só o interesse financeiro, mas na nossa forma de fazer negócios”, afirma ele.

Para os atuais clientes da SulAmérica, nada muda. A companhia informou que até a conclusão da transação, as partes continuarão a conduzir seus negócios de forma independente uma da outra. Portanto, clientes, corretores, assessorias, fornecedores, colaboradores e demais partes interessadas não devem esperar quaisquer alterações na administração, relações comerciais, fornecimento e oferta de produtos.