Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats são as palavras que sustentam a sigla SWOT. Uma ferramenta de análise em marketing que identifica e categoriza as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças de uma instituição. É bastante efetiva porque compara assim as ações que tem impacto positivo na estratégia de negócios com o ambiente externo do planejamento.

Podemos fazer a análise para equipe de colaboradores de uma empresa, para lançamento de produtos, planejamento de marketing e outros campos como até o campo pessoal. Analisando as próprias forças, fraquezas, oportunidades e ameaças pessoais.

Entre muitos motivos, a análise SWOT é importante a ser considerada para gestão na saúde porque promove insights assertivos para respostas a mudanças no setor, por exemplo. Podemos, a partir da ferramenta, reconhecer as tendências do mercado e solucionar problemas internos tão recorrentes do setor médico, como o subfaturamento das instituições, subfinanciamento e a irresolvibilidade.

O infográfico publicado pelo CenterForBusiness Modeling explica como construir corretamente um diagnóstico do seu próprio negócio elencando os fatores da SWOT. Assim planejando meios para solucionar os problemas do mercado ou problemas da própria instituição, traçando novas metas e utilizando suas forças como vantagem para promover ações de marketing muito mais efetivas.