A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou no dia 27/08, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, em Salvador, a 3ª edição do “Diálogo de Saúde Suplementar: o Desafio da Coordenação do Cuidado nos Planos Coletivos Empresariais”. O evento, realizado em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), reuniu 86 participantes, entre representantes de operadoras e de empresas contratantes de planos de saúde, prestadores e corretores. Os encontros fazem parte do termo de cooperação firmado entre a ANS e o Sesi em 2014.

“A intenção é trazer o contratante de planos de saúde para dentro da discussão sobre modelos de assistência aos beneficiários de planos coletivos empresariais, que respondem por dois terços do setor. O contratante tem papel fundamental na gestão da saúde de seus funcionários, que são produtivos quando estão saudáveis. Queremos juntos discutir modelos sustentáveis que gerem menos desperdício e tragam melhores resultados em saúde”, explicou Flavia Tanaka, gerente de Monitoramento Assistencial da ANS.

Lívia Aragão, do Centro de Inovação SESI em Prevenção da Incapacidade, lembrou que, atualmente, 30% dos vínculos de planos coletivos empresariais estão na indústria, e que a saúde suplementar já representa o segundo elemento de custo para os contratantes, abaixo apenas da folha de pagamento: “Por isso a importância do evento para que, juntos, os diferentes atores do setor possam buscar melhorias na saúde das pessoas, evitando o prolongamento do processo de doenças e afastamentos que impactam no custo das empresas e na vida dos indivíduos”.

Georgia Antony Gomes de Matos, especialista da área de Promoção da Saúde do Sesi, acrescentou: “As empresas querem melhorar sua gestão em saúde, mas precisam fazer isso com os demais atores do setor, criando espaços de relacionamento”.

Ao longo do evento os participantes puderam refletir sobre a colaboração entre os agentes do setor acerca da coordenação do cuidado em saúde, a fim de obter melhores desfechos clínicos, menos desperdícios e sinistralidade, favorecendo a promoção da saúde e a prevenção e controle de doenças. O evento também teve por objetivo fortalecer relações entre contratantes e operadoras de planos de saúde, de forma a qualificar a prestação do cuidado na saúde suplementar.

O próximo Diálogo de Saúde Suplementar será realizado em Curitiba no dia 09/09.