A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que os hospitais têm até o dia 31/01/2022 para se cadastrarem no Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar (PM-Qualiss Hospitalar). A iniciativa tem como objetivo incentivar a melhoria da qualidade dos serviços através da avaliação de desempenho e qualidade assistencial dos prestadores de serviços hospitalares por meio de indicadores. O programa é aberto a todos os hospitais e as pré-inscrições podem ser realizadas pelo formulário neste link.

As informações enviadas pelos hospitais participantes serão coletadas por meio do Sistema de Indicadores Hospitalares (Sihosp). A ferramenta, lançada em outubro do ano passado, utiliza indicadores capazes de mensurar a efetividade, a eficiência e a segurança da assistência prestada aos beneficiários pelos hospitais vinculados aos seus planos de saúde.

Os resultados dos hospitais, assim como o desempenho agregado do conjunto dos participantes, serão divulgados anualmente, com classificação de desempenho indicada por faixa de cores. A participação no programa se dará de forma gradual. Na primeira fase, para o ano-base 2022, serão selecionados os hospitais gerais acreditados. Em uma fase posterior, o programa será ampliado para os demais hospitais.
  
Vantagens do Programa de Monitoramento da Qualidade Hospitalar

  • Estabelecimento de uma metodologia, como um conjunto de indicadores e parâmetros padronizados, permitindo uma avaliação do desempenho da qualidade hospitalar para todo o setor;
  • Realização anual de avaliação oficial, realizada pelo órgão regulador, de forma técnica e imparcial;
  • Criação de uma série histórica, permitindo a comparabilidade de desempenho ao longo dos anos;
  • Divulgação dos resultados por meio de metodologia de comparabilidade dos hospitais, classificados por faixas;
  • Possibilidade de realizar Benchmarking (comparativo dos resultados do próprio hospital com os da média do setor e com outros resultados dos hospitais de excelência do Brasil);
  • Acesso aos Relatórios do Sihosp;
  • Geração de subsídios para tomada de decisões gerenciais dos gestores hospitalares por meio dos resultados de avaliação;
  • Identificação de lacunas, permitindo a melhoria da gestão assistencial do hospital;
  • Possibilidade de implantação de modelos de cuidado baseados em valor, gerando maior poder de negociação remuneratória baseada em desempenho assistencial.
  • Participação de eventos, seminário e oficinas, exclusivos para os participantes.
  • Transparência e confiabilidade dos resultados, contribuindo para o ganho reputacional e de credibilidade do hospital junto aos usuários, operadoras e sociedade em geral.

 Oficina para os cadastrados

A ANS vai realizar uma oficina no próximo dia 10 de fevereiro para os hospitais que já foram selecionados por atenderem aos critérios do programa. As inscrições para essa oficina serão divulgadas em breve no site da ANS e por e-mail para os hospitais cadastrados.