A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizará, no dia 25/08, um encontro virtual com representantes de operadoras da modalidade Medicina de Grupo para apresentar o funcionamento do Sistema Cadastro de Operadora (Cadop). A ferramenta online permite que as próprias operadoras de planos de saúde e administradoras de benefícios atualizem e armazenem seus dados cadastrais junto à ANS. O Cadop, já está em uso pelas operadoras da modalidade Autogestão e, posteriormente, será disponibilizado para as outras modalidades.  

Após o encontro, as 261 operadoras de Medicina de Grupo em atividade terão acesso ao sistema através do Portal Operadoras no site da ANS. A diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras (Diope) está liberando os acessos gradualmente até que todas as operadoras do setor estejam familiarizadas à ferramenta e possam fazer elas próprias, de forma eletrônica, a atualização obrigatória de seu cadastro.  

Desde 2004, quando foi publicada a Resolução Normativa nº 85, todas as alterações dos dados cadastrais listados nos Anexos I e IV da norma precisam ser informados à ANS no prazo de até 30 dias a contar da ocorrência da alteração – o que sempre foi feito pelas operadoras de planos de assistência à saúde e administradoras de benefícios via peticionamento. Agora, com o novo sistema, o próprio ente regulado poderá alterar os seus dados, sendo alguns dependentes de validação pela ANS.   

Para auxiliar nesta transição, a ANS disponibilizou em seu site um Manual do Usuário do Sistema Cadastro de Operadora – CADOP, e também vídeos tutoriais sobre a utilização da ferramenta; confira aqui. 

O evento será realizado de forma online, através do Microsoft Teams. Representantes das operadoras de Medicina de Grupo, a quem o encontro se destina, podem realizar a inscrição clicando aqui.