A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) atualizou as fichas técnicas dos indicadores do Programa de Qualificação de Operadoras (PQO) para o Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) Ano-base 2020. O objetivo é trazer mais clareza, transparência e um melhor entendimento sobre questões operacionais para cálculo dos indicadores.

Os indicadores do ano-base anterior foram mantidos em sua essência, e as principais atualizações realizadas nas fichas do IDSS ano-base 2020 foram: a descrição das críticas utilizadas no cálculo dos indicadores; padronização do cálculo dos indicadores de fiscalização (3.2 e 3.3) com os demais projetos da DIFIS; ajustes nos filtros e critérios de exclusão dos indicadores de Dispersão de Rede (2.3 e 2.5) e de Glosas (4.4) respectivamente; ajuste no critério de bônus, por participação no projeto parto adequado (1.11), e por validação das informações cadastrais de beneficiários dependentes (4.1); e atualização do indicador Razão TISS/DIOPS (4.3) para adequação às normas vigentes.

O detalhamento das atualizações pode ser conferido na Nota Técnica nº 366/2020/GEEIQ/DIRAD-DIDES/DIDES, aprovada na 532ª Reunião Ordinária da Diretoria Colegiada da ANS, realizada em 13 de agosto de 2020.

Confira na íntegra as fichas técnicas atualizadas na área do Programa de Qualificação de Operadoras, clicando em:  Ano 2021 (Ano-base 2020)