A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou no dia 11/02 da primeira reunião ordinária da Rede de Articulação das Agências Reguladoras – Radar. No encontro, foram traçadas diretrizes e propostas de ações para o ano de 2019, focadas nas necessidades ou problemas levantados pelos membros da Radar a partir do compartilhamento das ações de governança em cada agência reguladora – envolvendo gestão de riscos, inovação, boas práticas regulatórias e Análise de Impacto Regulatório (AIR).

“A participação da ANS na Radar representa uma grande oportunidade de aprendizado e troca de expertise regulatória entre os servidores das agências reguladoras federais, visando uma maior integração e solução efetiva, eficiente e eficaz de problemas regulatórios inerentes a essas autarquias”, frisou Ana Carolina Rios, gerente-geral de Relações Institucionais da ANS.

No encontro também foram tratados temas como a gestão das informações do grupo, a escolha do melhor meio de divulgação das atividades da Radar e o ambiente virtual que será repositório dos documentos produzidos. A reunião foi realizada na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, e coordenada por representante da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Para as próximas agendas, foi sugerido um rodízio de locais disponibilizados pelas reguladoras.

A Radar é uma câmara permanente composta pelas onze autarquias do Governo Federal, que tem o objetivo de estabelecer um grupo contínuo e colaborativo para facilitar o compartilhamento de informações e conhecimentos, bem como a troca de experiências entre as agências. O objetivo é identificar e fomentar as melhores práticas para temas de interesse comum.

Além de Ana Carolina Rios, também representa a ANS na Radar o especialista em regulação Gustavo Homrich.