Beneficiários e consumidores interessados em adquirir um plano de saúde podem agora consultar no portal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) a lista de todos os produtos disponíveis no mercado e suas principais características. A ANS está disponibilizando uma busca online detalhada, com dados inéditos, que facilita a pesquisa e ajuda na escolha do plano que será contratado. É outro um passo da Agência em direção à transparência, à ampliação do acesso à informação e à proteção dos consumidores.

São duas modalidades de consulta possíveis: por operadora e por plano. Na primeira, o interessado pode escolher a operadora que deseja pesquisar usando, para isso, o número de registro, a razão social, o CNPJ ou o nome fantasia da empresa. Caso o internauta não saiba nenhum desses dados, ele pode fazer a pesquisa utilizando a lista completa de todas as operadoras com registro ativo que é disponibilizada nesta mesma página.

Ao selecionar a operadora, é mostrada a quantidade de planos novos e antigos, ou seja, os que não são adaptados à lei nº 9.656; a quantidade de planos liberados para comercialização ou com comercialização suspensa; e a lista de todos os planos ativos da operadora – inclusive os que já não são mais comercializados, mas que possuem beneficiários. Cada plano é apresentado em detalhes de acordo com as suas características – por tipo de atendimento, por tipo de contratação, por abrangência geográfica e status da comercialização (se liberada ou suspensa).

Na busca por plano, o consumidor pode consultar individualmente o produto que deseja, inserindo o número de registro ou usando um campo de pesquisa que pode ser preenchido com pelo menos duas das seguintes informações: nome do plano, status de comercialização, tipo de contratação, cobertura e abrangência. Neste campo também é possível acessar a lista completa de planos de saúde comercializados por uma operadora. Além das informações detalhadas do produto, a página mostra, em um mapa interativo, quais são os estados e municípios em que o plano tem cobertura.

É possível pesquisar, por exemplo, quantos e quais são os planos de saúde individuais/familiares existentes no mercado e os locais de cobertura. São informações relevantes tanto para quem já tem plano e deseja verificar se o contrato está sendo cumprido pela operadora, segundo as características do produto, bem como para novos consumidores, que poderão utilizar a ferramenta para pesquisar qual o produto mais adequado para atender à sua necessidade.

Acesse aqui a área de consulta aos planos e operadoras.