A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou em seu portal dados relacionados à atenção materna e neonatal no setor de planos de saúde. Por meio do painel disponível em Dados do Setor/Dados e Indicadores do setor, é possível verificar as informações relativas a:

– Proporção de partos cesáreos
– Proporção de partos vaginais
– Taxa de consultas pré-natal
– Taxa de acompanhante por mulher no pré-parto, parto ou pós-parto imediato
– Disponibilidade de Núcleo de Segurança do Paciente por estabelecimento de saúde
– Prestadores de serviços de saúde que notificaram no Notivisa
– Percentual de gestantes por Classificação de Robson
– Percentual de partos vaginais assistidos por enfermagem obstétrica
– Percentual de partos cesáreos realizados antes do trabalho de parto
– Percentual de nascidos vivos com baixo peso ao nascer (< 2.500g)
– Percentual de nascidos vivos com Apgar menor que 7 no 5º minuto de vida

Os Indicadores da Atenção Materna e Neonatal podem ser consultados por operadora de planos de saúde e por hospital/maternidade atuante na saúde suplementar, aplicando-se diferentes filtros como por unidade da federação (UF). Os dados são exibidos em percentuais e gráficos.

Os cálculos são realizados com base em dados extraídos do Padrão TISS (Padrão de Troca de Informações em Saúde Suplementar), do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC/MS) e em bases de dados da ANVISA. As fichas dos indicadores são divulgadas junto com os resultados e permitem saber mais sobre o método de cálculo.

A divulgação dos indicadores atende à determinação judicial expedida pelo Juízo da 24ª Vara Federal Cível da Subseção Judiciária da Capital de São Paulo, nos autos do procedimento de cumprimento provisório de sentença nº 5005407-46.2019.4.03.6100. O processo ainda se encontra pendente de julgamento do recurso de Apelação interposto, nos autos da Ação Civil Pública nº 0017488-30.2010.403.6100.

Confira o painel de indicadores e as respectivas fichas –

http://www.ans.gov.br/perfil-do-setor/dados-e-indicadores-do-setor/painel-de-indicadores-da-atencao-materna-e-neonatal