A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) é uma das instituições participantes da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, iniciativa que reúne mais de 30 entidades em prol do cuidado materno neonatal. O evento de lançamento do movimento será nesta terça-feira, 17/08, das 19h às 20h30, online e com transmissão ao vivo pelos perfis oficiais da Aliança Nacional: (Instagram – @sobraspoficial Facebook – @SOBRASP e Youtube – Sobrasp).

Durante a solenidade, serão apresentados a logomarca e a identidade visual da Aliança Nacional, seu hotsite (aliancapartoseguro.org.br) e o primeiro vídeo oficial de sua campanha, intitulada “Aja Agora para um parto seguro e respeitoso”, que seguirá até setembro. Também serão anunciados os membros do Conselho Científico.

“É com satisfação que a Agência Nacional de Saúde Suplementar é uma dos participantes da Aliança para o Parto Seguro e Respeitoso, liderado pela Sobrasp”, disse César Serra, diretor de Desenvolvimento Setorial substituto da ANS, destacando que, por meio do Movimento Parto Adequado, a Agência busca estimular a melhor experiência de parto e nascimento para mulheres e bebês na saúde suplementar.

O novo coletivo tem o objetivo de defender o direito das mulheres e dos recém-nascidos ao cuidado seguro e de qualidade durante a gestação, parto e puerpério. Dados da OMS apontam que, no mundo, 830 mulheres morrem, diariamente, de causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. E, anualmente, 2,5 milhões de bebês morrem logo após o nascimento. No Brasil, essa tragédia foi agravada pela pandemia, com o registro de 38 óbitos maternos por Covid-19 a cada semana em 2021, segundo o Observatório Obstétrico Brasileiro.

Assim, a Aliança Nacional foi criada para atender ao chamado da OMS, que escolheu o “Cuidado materno e neonatal seguro” como tema do Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, comemorado em 17 de setembro.