A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou na semana passada, em São Paulo, do 4º Congresso Brasileiro Todos Juntos Contra o Câncer, organizado pela Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). O evento teve como tema “Mobilização para mudança sistêmica”. Médicos, representantes do governo, organizações de apoio ao paciente e profissionais de saúde debateram as melhorias necessárias na oncologia do Brasil e apresentaram soluções para os principais desafios enfrentados pelos usuários dos centros de tratamento públicos e privados.

A diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência, Karla Coelho, participou da abertura do congresso no dia 26/09. No dia 27, a gerente-geral de Regulação Assistencial, Raquel Lisboa, foi uma das debatedoras do painel Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) – sustentabilidade do sistema e garantia de acesso aos tratamentos eficazes em oncologia, e, no dia 28, participou de um workshop sobre o assunto.

Entre os temas que foram abordados estão: prevenção e diagnóstico precoce, novas tendências para o tratamento oncológico, financiamento em saúde, humanização no tratamento, alternativas à judicialização, fatos e estatísticas do câncer, além da educação em oncologia.