A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) participou, de 1º a 4 de junho, em Fortaleza (CE), do XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que este ano trouxe o tema: “Municípios Brasileiros – Acreditamos, fazemos e temos propostas para o SUS”.

A diretora de Desenvolvimento Setorial (Dides) da ANS, Martha Oliveira, e a gerente-executiva de Integração e Ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), Fernanda Araújo, participaram do debate sobre o ressarcimento ao SUS. O objetivo foi discutir e esclarecer como é feito o ressarcimento financeiro ao SUS pela prestação de assistência a beneficiários dos planos de saúde.

A mesa também contou com os debatedores Marcelo Bósio, do Cosems (RS); Jurandi Frutuoso Silva, Secretário Executivo do CONASS; Lenir Santos, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde; e Carlos Octávio Ocke Reis, Diretor Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento do Ministério da Saúde.

Com a finalidade de tirar dúvidas dos participantes a respeito da integração da ANS com o SUS, a Agência montou um estande no evento, onde foram distribuídos folhetos explicativos sobre o trabalho e as ações do órgão nessa área. Os visitantes também foram convidados a responder a um questionário sobre a atuação da Agência. “Acreditamos que o resultado deste questionário nos ajudará na integração com os atores do SUS.” Explica Fernanda.

Leia mais sobre o ressarcimento ao SUS.