Representantes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reuniram-se na quinta-feira (19/05) com as lideranças do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e do Institute for Healthcare Improvement (IHI), parceiros da Agência no Movimento Parto Adequado. O objetivo do encontro foi estabelecer os próximos passos do Movimento. 

Estavam presentes na ocasião a diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS, Angélica Carvalho, a gerente de Estímulo e Inovação da Qualidade Setorial da ANS, Ana Paula Cavalcante, o diretor superintendente e diretor técnico do hospital Israelita Albert Einstein, Miguel Cendoroglo; a diretora executiva do Escritório de Excelência do Einstein, Claudia Garcia de Barros; o gerente do Departamento Médico de Maternidade e Pediatria do HIAE, Linus Fascina; o diretor sênior do Institute for Healthcare Improvement (IHI), Paulo Borem, o vice-presidente do IHI, Pedro Delgado, além de representantes do corpo técnico das instituições. 

Segundo a diretora-adjunta da Dides, Angélica Carvalho, o diálogo com as lideranças do Parto Adequado é importante para o sucesso do movimento, que já evitou mais de 20 mil cesáreas desnecessárias. “O Parto Adequado é de suma importância para a ANS dar cumprimento ao nosso compromisso público de fazer avançar a qualidade dos serviços assistenciais ofertados pelos planos de saúde às mulheres e bebês – é para eles e por eles que estamos trabalhando”. Angélica comenta, ainda, que os próximos passos prosseguirão fundamentados na estratégia de ampliar a transparência e o esclarecimento de informações baseadas em dados científicos para profissionais e gestores de saúde e para toda a sociedade, da forma mais compreensível para cada público.  

A gerente de Estímulo à Inovação e Avaliação da Qualidade Setorial. Ana Paula Cavalcante, conta que no encontro foi possível abordar pontos de destaque do Parto Adequado, tais como os passos para a Jornada da Gestante, os principais protocolos de atenção e a disponibilização de informação adequada e acessível às mulheres, entre outros. “Estamos dando início a uma nova etapa na indução da qualidade na atenção à saúde no ciclo gravídico puerperal, abrangendo as melhores práticas desde o pré-natal, no momento do parto e até o puerpério, após o nascimento”. Ana Paula conta, ainda, que os novos acordos pretendem prover meios para articular estratégias integradas, com entregas claras e demandando um compromisso maior e mais ativo das operadoras de planos como gestoras do cuidado.  

O Movimento Parto Adequado tem o objetivo de implementar modelos de atenção efetivos e seguros na atenção ao parto e nascimento com a adoção de boas práticas, considerando a atuação de equipes multiprofissionais, a medicina baseada em evidência científicas e as condições socioculturais e afetivas da gestante e família.