Na sexta-feira, 15/07, a Agência Nacional de Suplementar (ANS), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), realizou, no Rio de Janeiro, a penúltima reunião do Grupo Técnico Externo de Órteses, Próteses e Materiais (OPME), que reuniu representantes de operadoras, prestadores, consumidores e da indústria.

O gerente Executivo de Aprimoramento do Relacionamento entre Prestadores e Operadoras, Felipe Riani, apresentou um panorama dos trabalhos realizados pela ANS em relação a OPME e informou os próximos passos do grupo. “No mês de agosto realizaremos uma pesquisa, destinada às operadoras, sobre o preço dos Dispositivos Médicos Implantáveis (DMI). No questionário serão considerados o Stent farmacológico para artéria coronariana e o Endoprótese vascular, e os participantes deverão relatar o valor pago aos fornecedores e a aos hospitais”, conta Felipe.

Anderson Pereira, da gerência de Tecnologia de Equipamentos da Anvisa, apresentou a evolução da nomenclatura de DMI e o desenvolvimento do Sistema de Registro Nacional de Implante.

Está prevista uma reunião específica para discutir transposição de margens/tabelas. Entre as ações para o consumidor, o grupo definiu que será elaborada uma cartilha de orientação para o paciente, que será feita em parceria com a ANVISA e representantes de usuários no Conselho Nacional de Saúde.

Confira o material completo das reuniões sobre OPME