Uma comitiva com 10 representantes do governo da Índia visitou a sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no dia 5/12. Eles vieram conhecer a regulação e o setor de saúde suplementar brasileiro, o segundo maior do mundo.

O objetivo da comitiva foi colher subsídios para uma reformulação do setor de saúde na Índia, em especial da saúde suplementar. Foi apresentada a eles a história do setor ao longo do tempo, como a regulação evoluiu e os principais desafios setoriais. Durante o encontro, houve muita interação entre todos os participantes.

A comitiva foi formada pelo CEO da Agência Nacional de Saúde da Índia (NHA), Indu Brushan, pelo conselheiro do Instituto para Transformação da da Índia (NITI Aayog), Alok Kumar, pelo secretário-adjunto do Ministério da Saúde e Bem-Estar da Família, Vikas Sheel, além de representantes da Fundação Bill & Melinda Gates.

Eles foram recebidos pelo diretor-presidente da Agência, Leandro Fonseca, pela chefe de Gabinete, Lenise Secchin, pelo procurador-geral, Daniel Tostes e pelo diretor-adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras, César Serra.

“A visita da comitiva indiana foi um reconhecimento do trabalho técnico feito pela ANS. Esse tipo de interlocução com diferentes atores no plano global é de grande importância, pois propicia a troca de experiências sobre boas práticas, problemas e desafios enfrentados em contextos distintos. É enriquecedor conhecer a realidade dos sistemas de saúde de outros países”, destacou Leandro Fonseca.