A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou uma reunião na última quarta-feira, 10/08, a pedido de representantes dos prestadores de serviços de saúde. Estiveram presentes ao evento virtual profissionais da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), Federação Brasileira de Hospitais (FBH) e Confederação Nacional de Saúde (CNSAUDE).

A pauta da reunião, trazida pelas entidades, foi a preocupação com os impactos financeiros no setor de planos de saúde com o aumento do piso salarial para os profissionais de enfermagem. De acordo com os participantes, não há orçamento provisionado para que esses custos sejam absorvidos e o repasse para operadoras e para os consumidores será inevitável. A estimativa é que o impacto chegue a R$ 16 bilhões nos setores público e privado.

O diretor-presidente da ANS, Paulo Rebello também manifestou preocupação com a situação e destacou que o aumento de despesas no setor pode inviabilizar a manutenção do plano de saúde pelos usuários.

Também participaram pela ANS os diretores Maurício Nunes (Desenvolvimento Setorial) e Eliane Medeiros (Fiscalização).