Na sexta-feira, 26/02/2016, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reuniu representantes de prestadores e operadoras do setor odontológico em mais uma rodada do Laboratório de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação Setorial (LAB-DIDES). Na ocasião, a ANS convidou operadoras odontológicas para apresentar novos modelos de atendimento e remuneração voltados para a odontologia.

A diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial, Michelle Mello, reforçou a importância de serem construídos, com a parceria dos participantes do laboratório, indicadores de qualidade que servirão de base para a reformulação da remuneração dos serviços prestados por dentistas credenciados aos planos de saúde.

Maria Araújo, diretora operacional da Amil Dental, apresentou o projeto piloto “Promoção da Saúde Bucal”, em que reforçou a importância da estratégia de comunicação de novos modelos junto aos beneficiários e prestadores. Para ela, o acompanhamento e as pesquisas de satisfação com os pacientes são fundamentais na implementação de novos modelos de atenção. “Precisamos mudar paradigmas, mas para isso é necessário aceitar que a construção pode ser lenta e gradativa”,  afirmou a diretora da Amil Dental.

A OdontoPrev fez palestra sobre a “Remuneração diferenciada por odontologia baseada em evidências”, projeto de protocolos clínicos baseados em evidencias científicas garantem maior efetividade e qualidade do cuidado odontológico.

Fabiola Liberato, gerente da Uniodonto, apresentou o “Plano Prevenção”, projeto de incentivo à saúde bucal em que os beneficiários recebem acompanhamento diferenciado por classificação de nível de risco. A gerente aponta que houve queda de 19% na inadimplência e 27,66% na sinistralide após inicio deste plano.

Operadoras odontológicas apresentam novos modelos de atendimento e remuneração