A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) apoiou, na quarta-feira (11/05), o primeiro encontro “Sustentabilidade na Governança para Resultados”, promovido pela Rede ReciclaPorto Rio, convênio voltado para a promoção de boas práticas na área socioambiental. O objetivo foi apresentar ações que estão sendo efetuadas por diversos órgãos públicos, em prol da sustentabilidade do meio ambiente.  

Desde setembro de 2021, a ANS integra a Rede de Sustentabilidade ReciclaPorto Rio, que estabelece a cooperação técnica entre os participantes e o intercâmbio de experiências e informações, mediante a implementação de ações conjuntas e de apoio mútuo, propondo a elaboração de programas, projetos e ações interinstitucionais de responsabilidade socioambiental.  

Estiveram presentes no encontro os representantes de diversas entidades filiadas à Rede Reciclaporto Rio, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ); o Instituto Nacional de Tecnologia (INT); e o Tribunal Regional Federal (TRF 2). Outras entidades participaram de modo remoto, como foi o caso dos representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro (IPJB-RJ), da Associação Cultural Quilombo do Camorim e do Centro de Tecnologia Mineral. 

O diretor-adjunto da Diretoria de Gestão (DIGES) da ANS, Renato Cader, iniciou o encontro falando da importância do tema em questão. “Um evento como esse é muito importante para trazer, em um nível mais prático, as perceptivas de como unir os desafios da implantação da sustentabilidade com as boas práticas de governança. Trata-se de um elo necessário para a evolução do país.” 

Em seguida, a especialista em Regulação de Saúde Suplementar na ANS Andrea Brites apresentou o Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS) da Agência, pontuando com detalhes a metodologia, o plano de gestão e logística sustentável, o plano de ações e as unidades organizacionais envolvidas. 

Conheça o Painel do PLS da ANS 

Logo depois, a diretora de Administração e Finanças do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fernanda Faé, fez uma apresentação abordando a sustentabilidade na governança para resultados na gestão pública. Após isso, a palavra foi passada para a chefe do Setor de Sustentabilidade do DNIT e coordenadora da Rede Sustenta Paraná, Gisele Doetze, que fez uma explanação sobre a gestão de resíduos sólidos do DNIT e o plano de logística sustentável do órgão; além de falar das perspectivas e desafios da Rede Sustenta Paraná, no aprimoramento das políticas e ações em prol da sustentabilidade. 

Por fim, a presidente da Comissão de Logística Sustentável do INT, que coordena a Rede ReciclaPorto Rio, Carolina Santos, agradeceu o empenho de todos os envolvidos e destacou a força da rede em ações conjuntas. “Como é gratificante encontrar um grupo onde todos têm um senso comum na busca por um país melhor. E a sustentabilidade é base fundamental para melhorarmos a utilização dos recursos públicos, e assim gerar mais benefícios para o povo em geral”, destacou. 

O vídeo completo da reunião está disponível no canal da ANS no YouTube.  Clique e confira!