A NotreDame Intermédica informou em 18/10 que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovaram, sem restrições, a aquisição das sociedades controladoras do Grupo Samed, operadora de planos de saúde dental com rede verticalizada na região do Alto do Tietê, em São Paulo, ocorrida em junho.

O valor da aquisição foi equivalente a cerca de oito vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) do Grupo Samed. Em 2017, o Grupo Samed registrou receita líquida de R$ 214 milhões e uma taxa de sinistralidade (despesas médicas) de 74,5%. O valor exato do Ebitda não foi divulgado.

O Grupo Samed tem uma carteira de aproximadamente 80 mil usuários de convênios médicos, sendo que 92% são empresariais ou PME e os demais 6% são de planos de adesão, de pessoas residentes, principalmente, nos municípios de Mogi das Cruzes, Suzano, Itaquaquecetuba, Poá e Arujá.

O Samed também é dono do Hospital Santana, com 102 leitos, três centros clínicos do laboratório de análises clínicas Dr. Pedro Bonelli, nas cidades de Mogi das Cruzes e Suzano.