Cada vez mais as instituições de saúde têm compreendido a importância de facilitar a troca de informações entre si, com a finalidade de não só melhorar o serviço que oferecem e a eficiência do tratamento, mas também maior comodidade e segurança no resultado para o paciente.

Não a toa países do primeiro mundo enviam dados de saúde para auxiliar países em desenvolvimento, assim como também existem casos de hospitais que uniram forças com entidades de saúde pública para encontrar grupos de risco. A união tem trazido resultados muito satisfatórios tanto para as instituições de saúde quanto para os pacientes e isso é cada vez mais evidente.

No Chile

O Chile vem transformando todo seu sistema de saúde pública em um modelo de acesso universal centralizado na rede, no qual instalações de atendimento básico oferecem programas de saúde pública em todo o país, e os pacientes recebem o atendimento que precisam no ambiente correto.

Para ajudar a concretizar esta visão, o governo chileno optou, como um dos sistemas, pelo InterSystems TrakCare®, um sistema unificado de informações de saúde, e pelo InterSystems HealthShare®, uma plataforma informatizada de interoperabilidade para saúde. O sucesso do governo até o momento o tornou líder internacional na implantação de um sistema eletrônico para saúde.

O TrakCare foi implantado com excelência em mais de 60 hospitais e 200 instalações de atendimento básico. Como o sistema está hospedado na nuvem, a manutenção e o suporte são centralizados e facilmente realizados. A tecnologia melhorou a eficiência reduzindo a duplicação de documentos e exames e criando uma integração mais rígida do fluxo de trabalho. Os relatórios também estão mais ágeis, pois os resultados dos testes são entregues instantaneamente aos profissionais da saúde.

A gestão de encaminhamentos e lista de espera também foi beneficiada, pois o TrakCare atende a diversos hospitais dentro de uma região e os integra a unidades de atendimento básico para automaticamente direcionar solicitações de encaminhamento ao hospital correto, de acordo com regras baseadas em critérios clínicos e administrativos que são facilmente configuradas e mantidas pelos comitês.

O TrakCare também inclui planos de protocolo para a sequência adequada das consultas, diagnósticos e tratamentos para todas as doenças listadas pelo governo, como o diabetes, doenças renais e esquizofrenia. Além disso o sistema gera informações regionais, relatórios automatizados destacam instantaneamente as ineficiências e os recursos não utilizados ou sobrecarregados e muito mais benefícios.

No Brasil

Com o InterSystems HealthShare®, a Unimed adotou uma plataforma informatizada de interoperabilidade para saúde que permite às organizações de saúde capturarem e compartilharem todos os dados dos pacientes e fornecerem análises em tempo real que impulsionam a tomada de decisão ao longo de uma rede de hospitais, comunidades, regiões ou países. O software facilita ainda a interoperabilidade estratégica, permitindo iniciativas importantes, tais como a gestão de saúde da população, a coordenação dos cuidados e o envolvimento da comunidade.

No projeto, no Ceará, o sistema vai reunir em uma única fonte de consulta para a equipe médica todas as informações clínicas dos pacientes que utilizam a estrutura da Unimed Cariri, atualmente com dois hospitais, dois laboratórios e cinco clínicas, totalizando 30 mil vidas. Desta forma, os profissionais poderão compartilhar informações vitais do paciente como alergias, hipertensão e diabetes, podendo traçar um diagnóstico mais rápido, preciso e baseado em informações seguras e em tempo real geradas pelo sistema da InterSystems.

A integração das informações entre as unidades da Rede Unimed proporcionará redução de custos ao evitar o excesso de pedidos de exames e agilizará muito mais o atendimento, já que os médicos terão acesso fácil a informações assertivas para tomada de decisão, além de poderem definir melhor as políticas de gestão a fim de oferecerem à população uma medicina de qualidade.

Este é um grande passo na saúde no Brasil, que precisava de um sistema eficiente para atender a sua demanda de melhorias no que se refere à saúde pública e privada. É apenas o primeiro passo para um benefício que poderá atingir toda população de médio a longo prazo.