A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vem reforçando seus esforços em ações de preservação do meio ambiente. Prova disso é a sua atuação no projeto Rede ReciclaPorto Rio, onde participa ativamente do intercâmbio de experiências e do compartilhamento de recursos em prol da responsabilidade socioambiental.

Neste projeto, a Agência tem partilhado suas experiências adquiridas no Plano de Gestão e Logística Sustentável (PLS) que agregam ações aplicadas na rotina da entidade. Entre elas estão o controle de energia e de água; a racionalização do uso de materiais; serviços de melhorias no processo de trabalho; capacitação para a prática da sustentabilidade, entre outros. Tudo em conformidade com as diretrizes estipuladas pelo artigo 3º da Lei nº 8.666/1993, pelo Decreto nº 7.746/2012 e pela Instrução Normativa nº 10/2012 .

O diretor-adjunto da Diretoria de Gestão da ANS, Renato Cader, reforça que outras iniciativas sustentáveis serão aplicadas pela Agência. “A ideia é adotar uma perspectiva que vá além do que exigido nos normativos que tratam do PLS, fortalecendo o elo da sustentabilidade com o da governança. Uma tônica similar ao chamado Enviroment Social Governance (ESG)”.

No plano operacional, estão previstas ainda novas ações de eficiência energética no Plano de Gestão e Logística Sustentável -2021-2024, como a instalação de interruptores nas salas de cada andar para auxiliar no consumo de energia elétrica, além da avaliação de demandas que possam ser incluídas no processo de edificação sustentável.

Outras iniciativas serão: a criação grupos de trabalhos para fortalecer a participação de servidores e terceirizados da ANS, nas boas práticas de sustentabilidade no ambiente de trabalho, a implementação do Programa de Gestão de Resíduos Sólidos – que inclui a coleta seletiva cidadã em toda a ANS; além da proposição de uma política de sustentabilidade para a Agência.

Além da ANS, fazem parte o projeto Rede ReciclaPorto Rio outras entidades representativas como o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), a Companhia Docas do Rio (CDRJ), o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE), a Superintendência Estadual da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e a Superintendência Federal de Agricultura do Estado do Rio (SFA-RJ).

Recentemente a ANS recebeu em sua sede, no Rio de Janeiro, o primeiro encontro “Sustentabilidade na Governança para Resultados”, promovido pela Rede ReciclaPorto Rio. Na ocasião foram apresentadas ações que estão sendo efetuadas por diversos órgãos públicos, em prol da sustentabilidade do meio ambiente, incluindo a PLS da ANS.  Clique e saiba mais sobre o encontro .