No dia 8 de março, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e seus parceiros no projeto Parto Adequado – Hospital Israelita Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvement (IHI) – homenageiam as mulheres através das gestantes e futuras mamães, com mensagens que enfatizam o protagonismo feminino e a importância da informação para subsidiar escolhas adequadas relacionadas ao parto. Conhecer os riscos que envolvem a realização de uma cesárea desnecessária e as vantagens oferecidas pelo parto normal é um direito da mulher e de seus familiares, e pode ser determinante na decisão sobre o nascimento e para a saúde da mamãe e do bebê.

O Parto Adequado tem trabalhado para melhorar a atenção obstétrica e neonatal prestada no país e parte importante do projeto refere-se ao acesso à informação. Entre as ações em andamento neste sentido estão cursos de gestantes, implantação de serviços de apoio e informação e campanhas educativas. São 41 hospitais e 34 operadoras de planos de saúde envolvidos na iniciativa, que também conta com o apoio do Ministério da Saúde.

Além dessas medidas, os hospitais e operadoras do projeto trabalham no cumprimento estrito dos direitos de acesso à informação previstos nas normas da ANS. O cartão da gestante, o partograma, o acesso aos percentuais de partos normais e cesáreas realizadas por estabelecimento de saúde e por profissional de saúde, a entrevista para assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido obrigatório para cirurgias cesáreas e o fornecimento da nota de orientação à gestante são instrumentos importantes e obrigatórios.

Caso as normas não estejam sendo cumpridas ou você tenha dúvidas em relação a qualquer dessas medidas, procure a ANS e peça mais informações ou registre uma reclamação. Os canais de atendimento disponíveis são:

  • DISQUE ANS (0800 701 9656): Atendimento telefônico gratuito, disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h (exceto feriados).
  • Portal da ANS (www.ans.gov.br): Central de Atendimento ao Consumidor, disponível 24 horas por dia.
  • Núcleos da ANS: Atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 (exceto feriados), em 12 cidades localizadas nas cinco regiões do Brasil. Confira os endereços na página da ANS.

Saiba mais sobre o projeto Parto Adequado.

Dia Internacional da Mulher