O diretor-presidente substituto e diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca, participou em 20/09 da 8ª Conferência Brasileira de Seguros, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Conseguro), organizada pela CNSeg.

Fonseca participou do debate “A regulação e o desenvolvimento do mercado de seguros”, do qual também participaram Paulo Santos, da Superintendência de Seguros Privados (Susep); Priscila Grecov, secretária-adjunta de Política Microeconômica do Ministério da Fazenda; Marcio Coriolano, presidente da CNSeg; e o advogado Gustavo Binenbojm.

Em sua fala, Leandro Fonseca abordou o desafio do financiamento dos serviços de atenção à saúde: “Há que se pensar em soluções e uma delas é possibilitar um mecanismo de capitalização atrelado à lógica mutualista atual. A experiência norte-americana dá como alternativa as health saving accounts, uma espécie de poupança para pagamento de plano de saúde. Nos EUA, mais de 22 milhões de pessoas usam esse mecanismo”, destacou.

A Agência também esteve presente neste segundo dia de Conferência no evento paralelo 5º Encontro Nacional de Atuários, no debate sobre “Avaliação dos modelos de solvência no mercado de saúde suplementar”, do qual participou Washington Oliveira Alves, gerente de Habilitação, Atuária e Estudos de Mercado.

Considerado o mais importante encontro nacional do setor de seguros, o evento reúne autoridades, palestrantes nacionais e internacionais e profissionais do setor para debater os possíveis avanços diante de evolução tecnológica e demandas regulatórias crescentes, de modo a oferecer produtos cada vez mais adequados às necessidades dos consumidores.

A 8ª Conseguro teve início na terça-feira (19/09), e terminou na quinta (21/09), no Windsor Convention & Expo Center, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro