A diretora de Normas e Habilitação dos Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Karla Santa Cruz Coelho, fez palestra e participou de debate na manhã da terça-feira (12/07), em São Paulo, sobre o tema Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças: Desafios, Perspectivas e Sustentabilidade do Setor de Saúde Suplementar.

Além de dar um panorama do setor de planos de saúde no Brasil, Karla apresentou dados da Organização Mundial de Saúde e do Vigitel 2014 e abordou estratégias para a sustentabilidade do setor, como investimento em inovação e tecnologia da informação, foco na qualidade, saúde centrada no paciente e baseada em evidências, investimento em promoção da saúde e prevenção de doenças, entre outras ações.

O evento é realizado pela Aliança para a Saúde Populacional (ASAP), que junto com a ANS desenvolveu o questionário CDC – Workshite Health ScoreCard (ferramenta de Avaliação para Prevenção de Doenças Cardíacas, Acidentes Vasculares Cerebrais e Condições Relacionadas) que irá avaliar a abrangência das intervenções de programas de promoção da saúde em instituições brasileiras.

“A sociedade está mudando e é preciso que operadoras e empresas contratantes estejam atentas ao fato de que é preciso investir em inovação. O resultado dessa pesquisa deve servir para melhorar processos e mudar modelos assistenciais, com foco no indivíduo”, destacou a diretora da ANS.