A diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Simone Sanches Freire, participou, no dia 23/04, do 5º Fórum A Saúde do Brasil, promovido pelo jornal Folha de São Paulo. Ela integrou a mesa “Saúde Suplementar e a busca por um consenso”, mediada pelo jornalista Everton Lopes Batista e composta também por Bruno Sobral de Carvalho, consultor da Federação Brasileira de Hospitais, e Denise Eloi, diretora-executiva do Instituto Coalizão Saúde.

As discussões abordaram o cenário do setor de planos de saúde, diretamente afetado pela crise econômica, a necessidade de mudanças de modelos para que se evite desperdícios e se alcance mais eficiência, buscando melhores resultados para os pacientes e equilíbrio no sistema suplementar. Os participantes concordaram que toda a cadeia produtiva tem responsabilidade no enfrentamento dos desafios que se impõem: “Operadoras, prestadores, órgão regulador e consumidores têm papéis importantes no encontro de soluções para essas questões. E o consumidor tem que ser educado para assumir o protagonismo no cuidado com sua saúde”, enfatizou Simone Freire.

Em sua fala, a diretora destacou ainda a relevância do papel da imprensa no esclarecimento de temas que afetam diretamente o usuário de planos de saúde e falou de medidas que a ANS vem implementando para o aprimoramento do setor: “A medição de qualidade em saúde é urgente e indispensável. Temos que implementar novos modelos de atenção e de remuneração de forma que o desfecho em saúde seja valorizado. Já existe um movimento em curso para que as operadoras deixem de vender acesso a médicos, clínicas e hospitais e tornem-se, de fato, gestoras de cuidado”, pontuou.