A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), presidida pelo cirurgião Marcos Leão Vilas Boas (BA) e que tem como vice-presidente, o cirurgião Fábio Viegas (RJ), participou no dia 22/01, no Rio de Janeiro, de encontro promovido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

O objetivo do evento foi detalhar o novo processo de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, bem como esclarecer a Resolução Normativa nº 439, que estabelece etapas e fluxos para a revisão periódica da lista de coberturas dos planos de saúde.

O presidente da SBCBM, Marcos Leão Vilas Boas, conta que uma das principais metas da sua gestão será trabalhar pela inclusão da cirurgia metabólica no Rol de Procedimentos da ANS.

“Vamos trabalhar pela divulgação da cirurgia metabólica no país e pela sua inclusão no Rol de procedimentos cobertos pelos planos de saúde, permitindo que as pessoas com Diabetes Tipo 2 – que não conseguem o controle por meio de medicamentos – tenham acesso ao tratamento da doença”, afirmou Marcos Leão.

No Brasil, a Cirurgia Metabólica passou a ser indicada como opção no tratamento diabetes mellitus Tipo 2 (DM2) para pacientes que possuem Índice de Massa Corporal entre 30 Kg/m2 a 35 Kg/m2. A resolução foi publicada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) – 2.172/2017 e traz regras que ampliam a indicação da cirurgia metabólica para o tratamento de pacientes com diabetes.

Já o vice-presidente da SBCBM, Fábio Viegas (RJ), destacou que a cirurgia metabólica já encontra um amplo respaldo científico para que seja utilizada no tratamento do Diabetes Tipo 2, reduzindo complicações e melhorando qualidade de vida.