Entidades de defesa da saúde e do consumidor lançaram no dia 01/03, em evento em São Paulo, uma campanha conjunta contra a proposta de alteração na Lei de Planos de Saúde que tramita em comissão especial da Câmara do Deputados. A ação “Saúde na UTI. Diga não às mudanças na Lei de Planos de Saúde” foi divulgada durante fórum que reuniu especialistas sobre o tema, no Auditório Espaço da Cidadania André Franco Montoro, Pateo do Colégio, 184 – Centro de São Paulo.

Desde 2016, diversos órgãos têm lutado contra as alterações propostas pelo deputado Rogério Marinho. A votação do projeto já foi adiada três vezes em 2017, mas pode ter sua discussão retomada neste ano. Para as entidades que fazem parte da campanha, as mudanças atendem aos interesses das operadoras e, como consequência, retrocede nos direitos dos usuários de planos de saúde.

“Precisamos levar informação adequada ao usuário. Por isso, estamos unindo força com outras organizações para explicar os impactos negativos da proposta ao consumidor e os interesses empresariais por trás desse projeto”, afirma Ana Carolina Navarrete, advogada e pesquisadora em Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Assinam a campanha a Fundação Procon-SP, a Associação Brasileira de Procons (Procons Brasil), o Idec, a Associação Médica Brasileira (AMB), o Procon Paulistano, o Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon SP), a Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale) e o Núcleo Especializado de Defesa do Consumidor (Nudecon RJ).

O lançamento ocorreu durante o “Fórum: Alteração nos Planos de Saúde e seus reflexos no Direito do Consumidor”.