A Associação Nacional das Administradoras de Benefícios (ANAB) promoveu no dia 22/08, no Summit Saúde, uma mesa sobre os dez anos da nova regulamentação dos planos coletivos. Participaram do debate o presidente da ANAB, Alessandro Acayaba de Toledo, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ricardo Villas Bôas Cueva, o diretor-presidente e diretor de gestão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Leandro Fonseca, e o presidente da Associação Paulista de Medicina, José Luiz Gomes do Amaral.

Alessandro destacou que é importante avaliar a evolução da legislação que normatiza os planos de saúde devido à importância que o benefício conquistou dentro do mercado de trabalho. “Não por acaso, atualmente, o plano de saúde saltou para o segundo maior desejo de consumo do brasileiro”, observou o presidente da ANAB.

Ele pontuou como as resoluções normativas 195 e 196, de 14 de julho de 2009, trouxeram avanços para o mercado de saúde suplementar, mas também afirmou que o momento atual é de repensar o sistema de saúde privado. “Nossa torcida será para que a inovação seja capaz de driblar qualquer outro interesse que não seja privilegiar os consumidores, garantindo a eles os direitos conquistados, a liberdade de optar por produtos e serviços qualificados e a preços justos”, afirmou.