O ano é 1957. O diploma expedido pela Universidade de São Paulo ainda está orgulhosamente pendurado em sua sala no moderno edifício que hoje sedia a Mogidonto, empresa que fundou há exatos 43 anos. Assim Miguel Nagib, cirurgião dentista referência na Odontologia da Região do Alto Tietê, começa a fazer um balanço desses anos de histórias.

Ao longo desses 62 anos de profissão, Nagib é enfático: a Odontologia que temos hoje é muito mais acessível e social do que na época em que iniciou a carreira. Frutos que a empresa que dirige tem orgulho de ter plantado. “A prerrogativa da empresa sempre foi a universalização dos serviços de saúde bucal para toda sociedade”, diz ele.

E o resultado? É o que vemos atualmente. Uma sociedade com mais acesso aos tratamentos bucais, incluindo na rotina as ações preventivas de Odontologia e uma cultura de que a saúde da boca é sim imprescindível. “Algo que era inimaginável quando comecei. Iniciei na profissão quando, infelizmente, pouquíssimos tinham acesso. Cheguei a atender empresas onde metade dos funcionários tinha comprometimento sérios dos dentes. Não se fazia sequer uma limpeza, muito menos um canal. Então o meu maior orgulho hoje é ver que conseguimos dar acesso aos tratamentos à uma população que jamais imaginou entrar num consultório dentário”, conta Nagib. Os olhos dele brilham ainda mais quando ele fala da unidade móvel da Mogidonto, que leva o dentista à toda sociedade, independentemente de níveis sociais.

Nagib é um dos precursores pela busca de uma Odontologia mais democrática e horizontal. E se hoje conseguiu chegar ao patamar que sonhou atingir desde jovem, o experiente cirurgião-dentista sabe que a área ainda tem desafios: a Odontologia pós-moderna precisa, agora, retomar os preceitos que sempre a nortearam e fazer com que os novos dentistas se enxerguem verdadeiramente como profissionais de saúde, que colaboram e somam para a qualidade de vida do paciente, sendo tão imprescindíveis quanto as demais especialidades da Medicina.

E por isso ele aponta a importância da escolha correta de planos de saúde e odontológicos. “Precisamos avaliar com critério e cuidado os serviços de saúde que contratamos. Não é um mercado varejista. Entramos nos últimos anos em embates comerciais, que em nada somam com o propósito. A regulamentação da ANS dá um parâmetro dos atendimentos de qualidade. Felizmente, aqui na Mogidonto os planos odontológicos excelente resultado, que atribuo à constante capacitação dos nossos colaboradores”, pontua.

Entra, então, o terceiro item que Nagib aponta como essencial para a Odontologia do futuro: além de se preparar e qualificar, o dentista de sucesso será aquele que não se distanciará do aspecto humano. “A relação direta com o paciente, o cuidado, o entendimento, a preocupação se o paciente está bem… Tudo isso é o que faz a diferença. A Odontologia é uma profissão simples e técnica, mas é preciso nos atentarmos à relação pessoal com cada um que atendemos”, relata.

Neste ano de comemorações, Nagib reitera seu compromisso assinado lá em 1957: continuar trabalhando para tornar a Odontologia uma realidade em todos os lares brasileiros.