O investimento da Geap na atenção obstétrica integral e humanizada às gestantes e na sensibilização de profissionais da saúde e das futuras mães para a importância de evitar cesáreas sem indicação clínica apresenta novos resultados. No ano de 2015, a operadora registrou 227 partos normais, um crescimento de 50% em comparação aos 151 procedimentos realizados em 2014.

De acordo com a gerente de Promoção à Saúde, Luciana Rodriguez, houve ainda um crescimento de 19% da taxa de partos normais no segundo semestre de 2015, em relação aos primeiros seis meses do ano. “Esses resultados motivam toda a equipe, profissionais e prestadores envolvidos no Projeto Parto Adequado e principalmente a Geap, que zela pela qualidade de vida de seus beneficiários lutando constantemente para a promoção da saúde destes”, afirma Luciana.

Não ao parto agendado – Uma nova campanha idealizada pelo Projeto Parto Adequado, que visa à melhoria na prática obstétrica no Brasil, reforça a preocupação quanto à realização de cesáreas desnecessárias e busca sensibilizar gestantes e profissionais de saúde para que evitem o parto agendado. A ação, lançada em 21 de dezembro, é coordenada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Hospital Israelita Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvemente (IHI), e conta com o apoio da Geap Autogestão em Saúde e mais de 30 operadoras de planos de saúde.

Com o mote “Não ao parto agendado”, os integrantes do projeto pedem que se evite a realização de cesáreas antecipadas e sem indicação, numa época em que, devido às férias, festas de fim de ano e carnaval, é notório o incremento no número de partos cirúrgicos, levando à prematuridade dos bebês. A campanha irá até 15 de fevereiro de 2016.