A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e seus parceiros no Movimento Parto Adequado – Hospital Israelita Albert Einstein e Institute for Healthcare Improvement (IHI) – estão disponibilizando protocolos para o atendimento a gestantes e bebês durante o pré-natal, parto e pós-parto no contexto da pandemia do Coronavírus. O objetivo é disseminar a profissionais e gestores em saúde práticas mais seguras e adequadas, a partir das melhores evidências científicas e seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. O material está disponível no portal da ANS na internet.

Os documentos trazem três fluxogramas: atendimento a gestante com síndrome gripal e suspeita de infecção pela Covid-19; atendimento a gestante internada com síndrome gripal e suspeita de infecção pela Covid-19; e pós-parto de recém-nascido de mãe com suspeita ou confirmação para o Coronavírus. Neste último caso, o protocolo é subdividido em recém-nascido a termo e recém-nascido prematuro com necessidade de UTI Neonatal.

A divulgação desse material vem se somar às recomendações e orientações que estão sendo prestadas nas reuniões virtuais sobre “Gravidez e Coronavírus” promovidas pelo Movimento Parto Adequado desde o dia 26/03. Até o momento, foram realizados três encontros, e outros dois já estão programados para os dias 24/04 e 30/04. Ambos são dirigidos a profissionais e gestores de saúde. Clique nos links abaixo para fazer a inscrição:

•         Reunião do dia 24/04
•         Reunião do dia 30/04

Leia mais sobre o tema e acesse as informações e vídeos das reuniões na página do Movimento Parto Adequado no portal da ANS.