O iLabthon, iniciativa de promoção da cultura inovadora no setor público – que contou com o apoio e participação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) – acaba de ser publicado no banco de casos de inovações do Observatório de Inovação no Setor Público (OPSI), da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – confira aqui a publicação.

O evento, agora reconhecido internacionalmente, teve o apoio do laboratório de inovação da Agência, o Lab Inova ANS, e foi realizado entre os dias 29 e 31 de janeiro com a participação de 1,3 mil pessoas, divididas em 259 equipes de 22 estados brasileiros e quatro países.

Conduzido pela rede Conexão Inovação Pública RJ, de forma totalmente online e gratuita, o iLabthon objetivou a criação de laboratórios e unidades de inovação no âmbito do setor público, promovendo a maturidade dos processos de governança. O encontro seguiu o formato de maratona de imersão, nos moldes de um hackathon, com competição entre as equipes inscritas.

Além do iLabthon, a ANS também apoiou em julho deste ano o Regulathon, primeira maratona regulatório do mundo para difusão das boas práticas.

A Conexão Inovação Pública RJ é uma rede criada em 2019 pelo Lab Inova ANS, pelo Centro Cultural do Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com o objetivo de fomentar a inovação no setor público.