A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) reuniu, no dia 14/04, representantes de prestadores e operadoras do setor odontológico em mais uma rodada do Laboratório de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação Setorial (LAB-DIDES). Na ocasião, a ANS convidou o pesquisador Paulo Borem, do Institute for Healthcare Improvement (IHI), que participa do Projeto Parto Adequado, para apresentar a metodologia Triple Aim (triplo objetivo) e as aplicações práticas da Ciência da Melhoria, de forma a contribuir para a disseminação de novos modelos de prestação e remuneração de serviços na odontologia.

A Diretora-Adjunta de Desenvolvimento Setorial, Michelle Mello, apresentou os próximos passos do projeto-piloto de Redesenho da Prestação e Remuneração dos Serviços Odontológicos na Saúde Suplementar, que inclui a elaboração do projeto teórico com relatos de experiências, a definição do método de trabalho e a definição dos prestadores que participarão da iniciativa. Michelle reforçou a importância da construção de parcerias para a mudança da lógica de organização dos serviços odontológicos na saúde suplementar, de forma a priorizar a valorização da qualidade do atendimento ao invés da quantidade de procedimentos.

O projeto será lançado em evento da ANS no dia 24 de maio, no Rio de Janeiro (local a definir). As inscrições já podem ser realizadas através do e-mail eventos@ans.gov.br.