Os participantes do Laboratório de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação Setorial em Odontologia (LAB-Odonto) se reuniram no dia 10/08, na sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no Rio de Janeiro. Na abertura dos trabalhos, a diretora-adjunta de Desenvolvimento Setorial da ANS, Michelle Mello, ressaltou a importância deste encontro e dos dois próximos, principalmente tendo em vista os passos seguintes do projeto Sorrir. “Preparamos um cronograma e, até setembro, vamos revisitar os protocolos desta primeira fase do projeto e rever algumas estratégias. A ideia é que, em outubro, nós já estejamos aptos para iniciar a segunda fase do Sorrir. O que significa dar a chance para que outras operadoras e prestadores se juntem ao projeto e a gente ganhe mais robustez, mais capilaridade”.

À tarde teve também a palestra da dentista Isabela Castro, que desenvolveu o tema “Modelo de Melhoria”. Na explanação, foram tratados aspectos como vontade, ideia, execução, foco, método, tempo e diferenças entre mudança e melhoria. Na sequência, Marco Frazão, da Associação Brasileira de Radiologia Odontológica (ABRO), debateu com os participantes pontos dos protocolos de radiologia adotados no projeto Sorrir.

A próxima reunião do LAB-Odonto acontecerá em 05/09, na sede da ANS, no Rio de Janeiro. Entre os pontos a serem tratados está a análise dos indicadores. O último encontro da fase 1 foi confirmado para 28/09.

Projeto Sorrir

O projeto Sorrir foi desenvolvido em conjunto com os participantes do Laboratório de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação Setorial de Odontologia (LAB-Odonto). A iniciativa propõe aperfeiçoar o atendimento a beneficiários de planos de saúde odontológicos, valorizar as boas práticas dos prestadores de serviço e tornar mais eficiente a gestão das operadoras odontológicas, por meio de um novo modelo baseado em odontologia de qualidade em evidência científica.