A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou, na última terça-feira, dia 19 de janeiro de 2016, mais uma rodada do Laboratório de Desenvolvimento Sustentabilidade e Inovação Setorial de Odontologia (LAB-ODONTO). O encontro contou com a presença de 50 representantes de operadoras e prestadores odontológicos.
Michelle Mello, diretora-ajunta de Desenvolvimento Setorial, iniciou o encontro explicando que a proposta do LAB-ODONTO para 2016 é criar alternativas que estimulem a qualidade de atendimento, com base em evidências científicas, associando custo à efetividade. “A ideia é desenvolvermos um projeto Piloto em clínicas situadas no Rio de Janeiro e região metropolitana. Estamos realizando uma pesquisa junto às operadoras odontológicas para identificar os prestadores que serão convidados a aderirem voluntariamente ao projeto”, conta Michelle.

O setor odontológico já desenvolve programas de atenção à saúde com enfoque na qualidade, este é o caso da Uniodonto Jaboticabal, que apresentou o trabalho do Centro de Atenção Primária, local onde os pacientes realizam exames clínicos e recebem atendimento preventivo, tal como a aplicação de flúor e a orientação de higiene oral.

A dentista Camila Perim Guimarães, da Uniodonto Jaboticabal, ressalta que as metas conquistadas têm superado as expectativas dos idealizadores do Centro de Atenção. Camila conta que uma das metas era reduzir em 20%, no período de janeiro a setembro de 2014, o percentual de pacientes atendidos com necessidade de raspagem supra-gengival. “No mês de abril já tínhamos chegado à meta, o que é muito gratificante para quem acredita em um trabalho preventivo com foco no paciente”, conclui a Camila.