A Agência Nacional de Saúde de Suplementar (ANS) irá investigar se houve envolvimento de operadoras de planos de saúde no esquema de reutilização ilegal de instrumentos cirúrgicos na área de ortopedia. A fraude foi descoberta pelo Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e à Corrupção (Nuroc) há cerca de duas semanas.

Em nota, a Agência, cuja função é justamente a de regular e fiscalizar as atividades dos planos, afirma que “deverá realizar uma diligência no hospital mencionado na denúncia para apurar se há envolvimento de operadoras de planos de saúde no caso”, mas não informou o nome do local. Outras informações ainda serão divulgadas.

A operação Lama Cirúrgica já apurou que instrumentos que deveriam ser descartados estavam sendo reprocessados e vendidos pelas empresas Alfa Medical e a Golden Hospitalar para serem utilizados em hospitais. Até o momento, os donos das empresas e um enfermeiro já foram presos e quatro médicos são investigados. Uma terceira empresa, a Esterileto, teria se associado ao esquema esterilizando materiais antes da revenda.