Na tarde da última sexta-feira (9/04), os diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) receberam, na sede da reguladora, no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel, iniciou o encontro com uma apresentação institucional e um panorama do setor de planos de saúde.

Na sequência, o ministro falou da importância do maior engajamento do setor de planos de saúde com relação ao combate à Covid-19 e abordou a utilização de leitos do SUS por beneficiários de planos de saúde.

Scarabel esclareceu que o beneficiário tem direito a ser removido pela sua operadora de uma unidade de saúde pública para um estabelecimento de sua rede conveniada. “Basta que o beneficiário ou um acompanhante informe ao gestor da unidade pública que o paciente tem plano de saúde que o próprio gestor do hospital poderá fazer contato com a operadora e solicitar que providencie a remoção”, explicou Scarabel. As regras sobre remoção de beneficiários estão dispostas na Resolução Normativa nº 347/2014.

Essa foi a primeira reunião entre a diretoria colegiada da Agência e o recém empossado ministro da Saúde. O objetivo foi alinhar propostas e expectativas das duas instituições: “Vamos construir uma nova agenda para o setor e fortalecer a interação no sistema de saúde do Brasil”, afirmou Queiroga.

Paulo Rebello, diretor de Normas e Habilitação da Operadoras, ressaltou que a Agência está em tratativas com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para verificar as ações que os integrantes da saúde suplementar possam realizar para colaborar com a campanha de vacinação, como, por exemplo, por meio da aquisição de insumos. “Estamos à disposição para dialogar e cooperar, unindo esforços para o alcance dos melhores resultados de saúde para o Brasil”, enfatizou Rebello.