A Notre Dame Intermédica assinou acordo de intenção de compra do Grupo Mediplan Sorocaba, que abrange a Mediplan Assistencial, Hospital Samaritano e Hospital e Maternidade Samaritano. Com a operação, a Notre Dame passará a deter 100% de cada uma das entidades, que estão localizadas no município de Sorocaba (SP).

O preço será de 9,1 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) de 2017. A Notre Dame não revelou, contudo, o valor do Ebitda, mas informou que o pagamento será à vista na data de fechamento da transação, descontado o endividamento e uma parcela para contigências.

Segundo o comunicado, o grupo teve um faturamento líquido consolidado de R$ 228 milhões em 2017, com sinistralidade caixa de 75,3%.

São aproximadamente 80 mil beneficiários no Estado de São Paulo, principalmente nas cidades de Sorocaba, Votorantim e Boituva, sendo 80% pertencentes à categoria empresarial, e um hospital com 156 leitos sendo 24 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“Com a transação, a companhia demonstra a intenção em manter sua estratégia de crescimento, de fortalecimento de sua rede própria, impulsionando a sua presença no Estado de São Paulo e reforça o seu compromisso com a criação de valor para seus acionistas, clientes e sociedade”, informou a empresa, no documento.

A operação ainda está sujeita à aprovação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

Participação acionária

Em outro comunicado, a Notre Dame informou que a gestora americana FPR Partners adquiriu ações da companhia, passando, assim, a deter 5,06% do total, ou 24.715.200 ações ordinárias. “Trata-se de um investimento minoritário, que não altera a composição do controle ou a estrutura administrativa da companhia”, informou a gestora.