A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez um alerta nesta terça-feira de que o vírus da covid-19 não possui um comportamento sazonal, como o da influenza, causador da gripe comum.

A principal diferença, segundo a entidade, é que o vírus da gripe circula com maior frequência nas estações mais frias, o que não ocorre no caso do novo coronavírus. Para a OMS, a pandemia de covid-19 se comporta como uma “grande onda”.

“As pessoas continuam pensando em estações do ano. O que todos nós precisamos entender é que este é um novo vírus e está se comportando de maneira diferente”, disse Margaret Harris, uma das porta-vozes da OMS, em entrevista coletiva.

“O verão é um problema. Esse vírus gosta de todos os climas”, acrescentou a porta-voz, citando um alto índice de contágio em países do hemisfério norte, caso dos Estados Unidos, que atualmente estão na temporada de verão.

Harris destacou que, em vez do clima, a transmissão do Sars-CoV-2, que causa a covid-19, é bastante influenciada pelas grandes aglomerações. Por isso, as medidas de distanciamento seriam mais importantes do que fatores climáticos na hora de combater a disseminação da doença.