As máscaras caíram, mas não podemos deixar a guarda baixar. Sabemos que o setor da saúde foi sobrecarregado na pandemia: faltaram leitos, e hospitais de campanha foram montados às pressas. O aumento da demanda gerou gargalo na cadeia de suprimento de insumos médicos, os profissionais da saúde atuaram nos limites da sanidade mental e da resistência humana, a falta de dados e inteligência em decisão clínica e a inexistência de compartilhamento de aprendizados clínicos entre os principais agentes da cadeia e os médicos aumentaram o sofrimento de pacientes e famílias. A pandemia expôs as fragilidades do setor.

Se estamos saindo da pandemia, o setor da saúde continua na UTI. As instituições de saúde tiveram inúmeros desafios, da disparada de preços de insumos básicos até a perda de receita com as cirurgias eletivas, substituídas por atendimentos emergenciais. No geral, a receita não aumentou na mesma proporção que os custos e as despesas. Além da perda na receita nos últimos anos, os hospitais enfrentam o desafio de se modernizarem, o que exige altos investimentos em tecnologia, treinamento, equipamentos e modelagem de dados para se adaptarem a novos modelos comerciais de compartilhamento de risco.

Além desse estresse atual, o envelhecimento acelerado da população cria mais pressão para mudanças sobre a cadeia de valor da saúde. Vale lembrar que, a cada semana, aproximadamente 5 mil brasileiros tornam-se idosos e, portanto, demandarão ainda mais atenção e cuidados especiais de um sistema que já atua nos limites. Essa pressão adicional deve recair, sobretudo, no governo e nas operadoras de planos de saúde, os grandes pagadores. As operadoras também atuam nos limites e enfrentam desafios gigantescos para se modernizar a fim de ampliar acesso qualificado.

Nesse contexto, qual seria o caminho para tornar as instituições de saúde mais eficientes e financeiramente sustentáveis? Uma alternativa ventilada é o Open Health. Pelas informações disponíveis até o fim de abril, parece ser uma plataforma online do Governo Federal que agregaria dados de saúde da população, e que poderiam ser acessados por instituições de saúde públicas e privadas, com autorização do paciente. O sistema foi inspirado no Open Banking, no qual os clientes consentem em liberar os dados pessoais às instituições financeiras em troca de serviços personalizados e expectativa de financiamentos com menores juros.

No caso do Open Health, a ideia é que o histórico clínico do paciente na rede otimizaria a atuação do médico, reduziria exames repetidos e estimularia o avanço da medicina preditiva e prescritiva, aliviando os custos de toda a rede pública e privada. Segundo o Ministério da Saúde, o sistema trará ainda mais transparência ao setor, ampliará a concorrência entre planos de saúde e combaterá a concentração de mercado.

Contudo, vejo obstáculos importantes a superar, para que um eventual Open Health amplie acesso e reduza custos.

O primeiro obstáculo é jurídico. A Constituição assegura como Direito Fundamental a inviolabilidade da intimidade e vida privada. Já a LGPD classifica como sensíveis os dados pessoais de saúde, sendo vedado seu uso para obter vantagem econômica. Proteger esses dados será um desafio colossal, pois o setor de saúde é um dos preferidos dos hackers, e o próprio Ministério da Saúde protagonizou episódios de vazamentos e omissão de dados pessoais.

Resolvidos esses obstáculos, não está claro ainda como a transparência total da condição médica das pessoas não será usada para segregar pacientes conforme seu histórico de saúde. A segregação implica entender quem são as pessoas que gastarão mais em saúde e, portanto, que custarão mais aos pagadores. Como evitar que isso aumente os preços para os que mais precisam ainda não está claro. Mesmo que se construa um sistema de incentivos para compartilhamento de riscos, que contribua para ampliar acesso e reduzir custos, haverá o desafio de explicar às pessoas em quais circunstâncias valeria a pena compartilhar seus dados de saúde. O paciente estaria diante de um trade-off bem complexo: abdicar da privacidade em troca de serviços mais acessíveis – ou manter o sigilo de seus dados e abrir mão de certos serviços.