O diretor-executivo da FenaSaúde, José Cechin, participou em 29 de abril, em Cuiabá-MT, do 1º Simpósio de Gestão Hospitalar, organizado pelo Hospital Santa Rosa. Tendo como tema a discussão dos pilares para uma gestão eficiente, o objetivo do evento foi apresentar informações para auxiliar os gestores nas relações comerciais, humanas, sociais e tecnológicas, aperfeiçoando os processos no ambiente de trabalho.

Ao lado do diretor Executivo da ANAHP, Carlos Figueiredo, José Cechin participou do painel “A construção de uma agenda positiva para o relacionamento entre prestadores e operadoras”. Em sua apresentação, ressaltou a situação atual do mercado de Saúde Suplementar, que vem enfrentando, por anos sucessivos, um cenário de escalada de custos: a despesa assistencial per capita cresceu 131,4% entre 2007 e 2015, enquanto o IPCA cresceu 64,5% no mesmo período. O diretor-executivo enfatizou a necessidade de se compreender esse fenômeno, que afeta tanto as operadoras como os prestadores, para que seja possível construir uma agenda positiva para o setor.

Para enfrentar esta crise, apresentou um conjunto de pontos visando o aperfeiçoamento do entendimento entra as operadoras e os prestadores: uma aliança entre hospitais e operadoras para conter o crescimento dos preços de materiais e medicamentos, maior transparência nas informações, o desenvolvimento de novos produtos, com a criação de mais planos com coparticipação, planos com franquia e acumulação, além de novas segmentações. Quanto aos novos modelos de remuneração, Cechin enfatizou que não existe uma forma única que supere as outras – diversas têm que ser consideradas.