Ter um plano de saúde é uma das prioridades do brasileiro. Mas esse desejo pode se tornar uma dor de cabeça depois do contrato assinado.

Lentidão na marcação de consultas com especialistas, dificuldade e recusa do plano para autorizar exames, tratamentos e cirurgias e a demora no atendimento de urgência são as principais falhas do plano de saúde, na opinião dos usuários da Grande Vitória.

Em parceria com o jornal A Tribuna, o Centro de Pesquisas Rachid Mohamd Chibib, da Faculdade Pio XII, ouviu beneficiários de planos de saúde de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra para saber o que eles acham do serviço prestado.

Dos entrevistados, 52,78% disseram que estão parcialmente satisfeitos e pedem mais agilidade nos processos. Marcar consultas com prazos mais curtos, tornar o processo para marcar consultas mais rápido e agilizar o processo para liberar exames, consultas e cirurgias são as principais pontos que os planos precisam melhorar, na opinião dos clientes.

“Os resultados da pesquisa mostram que o cliente está satisfeito com o serviço, mas faz ressalvas de que é necessário melhorar, principalmente na questão de consultas com especialistas. É necessário melhorar todos os dias e não furtar a necessidade dos pacientes”, avaliou o coordenador da pesquisa, o professor Robson Souza.

O diretor-presidente do Procon Estadual, Rogério Athayde, ressaltou que o consumidor tem o direito de reclamar da má prestação de serviço.

“Em 2019, o Procon-ES realizou 397 atendimentos relacionados a planos de saúde. Em 2020, já são 67 reclamações. Na maioria dos casos, houve a solução do problema”, disse Rogério.

O defensor público Phelipe França Vieira, da Fazenda Pública de Vitória, tem observado que a principal dificuldade é a negativa de procedimentos dos planos de saúde.

No Brasil, o cenário não é tão diferente, segundo a advogada e coordenadora do programa de Saúde do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Ana Carolina Navarrete. “A ideia de olhar para as reclamações não é focar no problema. É entender um pouco as causas. A reclamação dos consumidores é um termômetro”.

Resultado da Pesquisa

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