O mercado de planos de saúde anda agitado, assim como todo o setor de saúde, em virtude da pandemia. Ao mesmo tempo que notícias de fusões e aquisições são divulgadas, em Belo Horizonte mais uma operadora nasceu no fim do ano passado: a You Saúde. Membro do Grupo First, ela nasce com autorização para atuar na Capital e Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e já mira outras praças como: Uberlândia (Triângulo Mineiro), Sete Lagoas (região Central), Vitória (ES), Campinas (SP), Cuiabá (MT) e Recife (PE).

De acordo com o administrador e gestor comercial da operadora de planos de saúde da You Saúde, Lucas Vilela, planejar uma operadora não é tarefa fácil e demanda muito tempo. As primeiras conversas sobre a You Saúde aconteceram em 2015, mas apenas em 2019 a decisão foi tomada. Em janeiro de 2020, ainda antes da pandemia, foi feito o alinhamento estratégico e desenhado o modelo de negócio para que a ideia saísse definitivamente do papel. Em março, porém, veio a pandemia. A situação inédita, que poderia paralisar o investimento, deu senso de urgência à iniciativa.

“Quando todos acham que algo não deve ser feito é hora de perguntar ‘por que não?’. Nunca se falou em saúde como hoje, então pensamos no que poderíamos fazer de diferente do que existe no mercado. Não temos inovação há mais de dez anos, não temos uma nova operadora por esse mesmo período no mercado mineiro. Percebemos uma grande oportunidade nisso tudo. Somos a única operadora 100% mineira, além da Unimed BH, que é uma cooperativa”, relembra Vilela.

Para o executivo, o sucesso de uma operadora começa pela parceria com os médicos e outros profissionais do setor. São eles que indicam serviços em saúde, portanto, não podem ser maltratados. A partir disso, oferecer o melhor serviço possível para os clientes que exigem, por sua vez, uma rede de atendimento ampla e confiável.

A operadora já conta com mais de 15 hospitais credenciados, entre eles a Rede Materdei, o Soccor, o Hospital Belo Horizonte e o Hospital Felício Roxo. “Eu prestando um bom serviço para o consumidor e tratando o médico com o mesmo respeito, terei sucesso. Trabalhamos com todos os públicos. Nosso perfil é dedicado às classes C e D e pequenas e médias empresas. Todos os nossos planos são no modelo de coparticipação. Assim conseguimos oferecer mensalidades mais baratas e a pessoa paga efetivamente por aquilo que usar”, explica o gestor comercial da You Saúde.

Meta – A meta para até o fim do ano é conquistar 50 mil clientes, mesmo enfrentando as gigantes, as clínicas populares e os cartões de descontos voltados para serviços de saúde que começam a se popularizar no Brasil.

“Acredito que exista mercado para todos esses modelos coexistirem. Os cartões e as clínicas tiveram papel importante na democratização do acesso. Os planos têm a vantagem das redes de referência, a integralização dos prontuários e o atendimento emergencial, que as clínicas e cartões não oferecem”, completa o gestor.