Em meio às discussões sobre o alto custo dos planos de saúde, uma das maiores seguradoras do mundo, a japonesa Sompo – atual nome da Yasuda – criou uma nova modalidade de seguro saúde no país.

A Sompo, que até julho atuava com a marca Yasuda Marítima no mercado brasileiro, paga aos hospitais um valor fixo pelos procedimentos médicos de alta complexidade de seus usuários. Para isso, a seguradora fechou uma parceria com 15 hospitais considerados de “primeira linha” como Sírio-Libanês, AC Camargo, Beneficência Portuguesa, Nove de Julho, HCor e Rede D’Or, entre outros. “São hospitais especialistas, fazem determinadas cirurgias em grande escala. As chances de o procedimento ser bem sucedido são muito maiores”, disse Valter Hime, diretor da área de saúde da Sompo Seguros.

Segundo Hime, a vantagem desse modelo de remuneração é que o risco passa a ser previsível e, com isso, a provisão tende a ser menor. No atual modelo adotado pelo setor, as contas hospitalares são abertas e as operadoras são obrigadas a provisionar esse risco. Outro ponto que pode reduzir a conta médica, na visão do executivo, é que uma cirurgia bem sucedida tende a reduzir as chances de uma reinternação e, consequentemente, o custo.

Os hospitais, por sua vez, recebem um volume maior de procedimentos médicos e o risco de o convênio médico não pagar (glosa) é reduzido porque já há um acordo prévio entre as partes.

A carteira da Sompo é formada por 125 mil usuários de seguro saúde, mas nem todos têm acesso livre aos hospitais de primeira linha, uma vez que depende da modalidade contratada. “No caso das pessoas com convênio de rede limitada e que num dado momento precisam de um tratamento de alta complexidade, indicamos um desses hospitais especialistas, sem adicional de custo”, explicou o executivo.

O Brasil é único mercado entre os 32 países de atuação da seguradora japonesa a ter uma operação de planos de saúde. Em 2009, a Yasuda comprou metade da Marítima e atualmente detém 100% da seguradora brasileira.

O Brasil e os Estados Unidos são os dois principais mercados para o grupo japonês. No mês passado, a Sompo anunciou a aquisição da seguradora americana Endurance Specialty por US$ 6,3 bilhões. No mundo, a Sompo tem 20 milhões de clientes e cerca de 3 milhões no Brasil.

Além de seguros em diversas áreas, a holding Sompo tem também uma rede de clínicas para idosos e outras iniciativas voltadas à terceira idade no Japão. Apesar da recente aquisição nos Estados Unidos, a seguradora japonesa tem como prioridade os países emergentes como Brasil, Índia e Turquia.