Quando se fala em mercado de trabalho, não é apenas o salário que surge como aspecto decisório para a manutenção ou troca do emprego. Além do rendimento mensal, outro ponto que é extremamente valorizado pelos colaboradores consiste nos benefícios corporativos. Diante de tal contexto, o plano odontológico aparece como importante ativo para as organizações.

Segundo Júlio Cesar Felipe, CEO da Caixa Seguradora Odonto, além de contribuir na retenção de talentos, o benefício reduz o absenteísmo e colabora com a melhoria do bem-estar dos funcionários e familiares. “As empresas passaram a sentir a necessidade de implantar os planos odontológicos com mais afinco nos pacotes de benefícios. E estão percebendo o produto não só como um benefício relacionado à aparência, mas também para a saúde e produtividade dos colaboradores”, afirma.

De acordo com o executivo, nos últimos anos, houve um aumento na conscientização da população brasileira quanto à importância dos tratamentos dentários.

“Porém, nunca é demais reforçar a importância das consultas periódicas com um dentista, lembrando que falhas comuns nos hábitos de higiene e cuidado com a saúde bucal podem levar a complicações desagradáveis nos dentes e nas gengivas, além da possibilidade de migração das infecções e bactérias da região da boca para outras regiões do corpo.”, recomenda Felipe.

Portanto, sob essa ótica, observa-se que o benefício não apenas recompensa o esforço e a dedicação do colaborador, mas também contribui para a sua qualidade de vida. “Isso impacta positivamente o clima organizacional, já que tanto a empresa quanto o funcionário acabam sendo beneficiados”, pontua o executivo.

Crescimento de beneficiários

Ao contrário do que ocorre com os planos de saúde, o número de beneficiários de planos exclusivamente odontológicos segue crescendo. Entre outubro de 2016 a março de 2017, foram firmados 970 mil novos vínculos de planos odontológicos no Brasil – o que representa uma alta de 4,5%, segundo levantamento do Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog), com base em dados da Agência Nacional de Saúde (ANS).

“O fato de o número de beneficiários crescer mesmo diante de um cenário de redução de empregos, de renda e de crédito, demonstra que a receptividade do plano odontológico é positiva e de que a população brasileira vem priorizando este segmento”, destaca Felipe.

Facilidades

Algumas empresas disponibilizam aplicativo gratuito com diversas funcionalidades, como a visualização da carteirinha, desconto em farmácias para aquisição de medicamentos, busca da rede credenciada por geolocalização, pedido e acompanhamento de reembolso.