Na contramão da crise econômica, os planos de saúde odontológicos têm crescido no país. Foram mais de 600 mil novos beneficiários nos últimos 12 meses. Enquanto isso, no mesmo período, os planos de assistência médica perderam 1,3 milhão de clientes.

Especialistas do setor atribuem o cenário a basicamente dois fatores: a maior conscientização sobre a importância da saúde bucal e os preços dos planos, muito mais baixos do que os de saúde. Entre as maiores operadoras do mercado, há opções a partir de R$ 29,90.

 — O número de clientes de planos médicos vêm caindo devido à situação econômica, ao desemprego, pois, em sua maioria, os contratos são empresariais. Já os planos odontológicos estão crescendo numa via mais individual. E as pessoas, com menos de um real por dia, conseguem contratar uma cobertura — disse Júlio Cesar Felipe, executivo da Caixa Seguradora Odonto, que teve crescimento de 8% no número de beneficiários no primeiro semestre deste ano.

 

Claudio Tafla, diretor da Mapfre Odontologia, explica a razão de os planos odontológicos são mais em conta:

— Têm perfil diferente dos planos médicos em relação a riscos, rejeições e conflitos internos. As operadoras têm um apetite grande por trabalhar com planos odontológicos porque o risco é menor.

Solange Beatriz Mendes, presidente da FenaSaúde, destaca a conscientização da sociedade quanto à saúde bucal:

— A cultura brasileira não valorizava o cuidado bucal. Com o tempo, isso veio ganhando espaço na sociedade. E, como esses planos têm uma faixa de preços bem mais baixa, as pessoas têm condições de pagar e valorizam isso.

COMO FUNCIONAM

Cobertura

Segundo especialistas, os planos básicos odontológicos, que incluem o rol mínimo determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), cobrem mais de 90% dos procedimentos.

Rol mínimo

A cobertura mínima abrange diversos procedimentos, entre os quais destacam-se: consultas, radiografias, fluorterapia, restaurações, raspagens e extrações.

Internação

Os procedimentos que necessitam de internação hospitalar não estão cobertos pelos planos odontológicos.

planos-odontologicos-web