A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) informa que a desativação da plataforma Persus 1.0, prevista para o dia 03/09/2018, foi adiada para 03/10/2018.  A medida tem o objetivo de promover maior prazo de adaptação à nova plataforma e o cadastramento de todas as operadoras do novo Protocolo Eletrônico de Ressarcimento ao SUS (Persus 2.0). Nesta fase, encontram-se disponíveis, simultaneamente, o PERSUS 1.0 e o Protocolo Eletrônico, com vistas à ambientação à nova interface.

O novo Protocolo Eletrônico entrou em operação em agosto de 2018. O aplicativo tem interface mais intuitiva e visa facilitar o envio de petições para a ANS por parte das operadoras, além de permitir o acesso às notificações enviadas pela ANS. A nova ferramenta está integrada com o sistema de gerenciamento de documentos e processos da agência (SEI), o que permite uma maior celeridade na tramitação e processamento das impugnações e recursos oferecidos pelas operadoras.

Um conjunto significativo de operadoras já está operando o novo aplicativo, mas é necessário que todas as operadoras promovam o cadastramento de seus usuários no Portal Operadoras e que o trânsito de petições ocorra prioritariamente por meio do Protocolo Eletrônico.

Confira o manual com instruções sobre o Portal Operadora e a Área do Desenvolvedor e o manual online de utilização do sistema Protocolo Eletrônico.